Como fazer o curso de Enfermagem sem gastar nada

Se você tem vontade de fazer um curso de Enfermagem sem gastar nada, saiba que há programas que podem te ajudar! Assim, você poderá conseguir o seu diploma, a chance de um emprego e a possibilidade de começar a ganhar dinheiro.

Só que antes de saber como fazer a graduação de graça, saiba que o Prouni está com vagas abertas e você pode saber como se inscrever através de um passo a passo que elaboramos!

A seguir, você confere tudo o que precisa saber sobre essa graduação gratuita, onde estudar e quais as chances de fazer uma faculdade de Enfermagem gratuita. Confira todos os detalhes deste conteúdo!

Onde fazer curso de Enfermagem sem gastar nada?

Pode não parecer, mas você pode fazer curso de enfermagem gratuito em grandes universidades particulares no Brasil.

Isso porque existem milhares de instituições que oferecem a oportunidades para milhares de estudantes com programas de bolsas e financiamentos.

Entre as opções, estão os mais populares, o Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Financiamento Estudantil (Fies)

O FIES é um programa do governo brasileiro que ajuda os estudantes a ingressarem no  ensino superior. Ele funciona como um tipo de empréstimo para os estudos, com condições atrativas. 

Além disso, o programa permite que os estudantes adiem o pagamento das mensalidades até depois de se formarem e os juros são baixos.

Para conseguir o Fies, o estudante precisa atender aos requisitos de renda familiar e fazer sua inscrição no processo seletivo disponível no site do programa.

Fonte: Reprodução | Folha Serra

Programa Universidade Para Todos (ProUni)

O ProUni pode ser uma boa alternativa para quem busca cursar Enfermagem sem pagar nada. Isso porque o programa oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas de ensino superior. 

São bolsas integrais que cobrem 100% das mensalidades, possibilitando nenhum custo para você fazer seu curso de Enfermagem.

Além disso, os beneficiários têm a oportunidade de estudar em instituições de qualidade, com toda a estrutura acadêmica necessária.

Instituições que oferecem o curso de Enfermagem pelo ProUni

A busca por uma garantia de um diploma, um emprego seguro e, principalmente, a possibilidade de ganhar dinheiro pode ser possível com curso de Enfermagem pelo ProUni.

E existem várias instituições que podem te ajudar a conquistar seu objetivo de uma graduação, sem precisar pagar nada por isso.

Fonte: Reprodução | JusTocantins

Anhanguera

A instituição é reconhecida por oferecer cursos com ensino de qualidade, além de uma variedade através do ProUni.

São bolsas de 50% e 100% para todos os participantes do programa. Lembrando que para ingressar, a nota de corte da faculdade de enfermagem na Anhanguera é entre 529.02 e, a maior, 642.92.

Unopar

Mais uma opção que disponibiliza essa opção para quem deseja fazer um curso de Enfermagem sem pagar nada é a Unopar. Você tem a chance de ganhar bolsas de 50% até 100%.

Nota de corte na Unopar: para você poder concorrer com as vagas das bolsas de estudos, os estudantes precisam alcançar pontuação 674,92. Claro, é possível que ela possa mudar, dependendo de alguns fatores.

UNESA

A Unesa é uma faculdade que oferece tudo o que o aluno precisa, como estrutura completa e ensino de qualidade. Assim, os estudantes podem receber todo o suporte necessário para sua graduação.

Nota de corte da Unesa: para você participar do ProUni na faculdade, é necessário alcançar pontuação de 555,061.

UNIFRAN

Por fim, os interessados em fazer um curso de Enfermagem sem gastar nada podem contar com a instituição de ensino superior UNIFRAN. A faculdade é participante do programa e disponibiliza muitas bolsas de 50% e 100%.

Notas de corte da UNIFRAN: para você poder concorrer a uma vaga nessa graduação, é necessário alcançar a nota entre 564 pontos a 708 pontos.

Instituições que oferecem o curso de Enfermagem pelo Fies

Outra opção para você estudar de graça é com o Fies, que conta com várias instituições parceiras do programa, 

Além de proporcionar a oportunidade de cursar Enfermagem sem nenhum custo, você tem a chance de obter seu diploma e ainda melhorar sua vida financeira.

  • Universidade Estácio de Sá (UNESA);
  • Universidade Paulista (UNIP);
  • Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL);
  • Universidade Anhanguera (UNIDERP);
  • Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO).

Nota de corte da faculdade de Enfermagem pelo Fies: A nota mínima exigida para ingresso no curso de Enfermagem pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é de 559,937 pontos.

Como se inscrever no curso de Enfermagem gratuito?

Os interessados em fazer de graça a faculdade de Enfermagem precisam se inscrever em um dos programas citados anteriormente.

O processo de ambas as opções é bem simples, porém, trouxemos as etapas de inscrição do Fies como exemplo para ajudar você. Confira o passo a passo elaborado:

  • Em seguida, faça login com sua conta Gov.br (senha e CPF);
  • Após isso, você será redirecionado para o Portal Único de Acesso;
  • Então, clique na imagem “FIES”;
  • Quando as inscrições estiverem abertas, a opção vai estar disponível;
  • Então, você deve precisa preencher os dados cadastrais;
  • O próximo passo é escolher o curso que deseja financiar;
  • Por fim, basta seguir as orientações.

Por último, é importante ficar atento aos prazos das inscrições para não perder a chance de estudar de graça em uma universidade de qualidade.