Como fazer o curso de Medicina sem gastar nada

Desejando ter um diploma, fazendo um curso de Medicina sem gastar nada? Agora, é possível estudar em alguma faculdade de renome e ter a chance de conquistar um emprego com segurança, com ajuda dos programas de bolsas de estudos.

Porém, antes de saber onde e como fazer a faculdade de Medicina financiada ou com bolsas de estudo, saiba que você poderá conferir como se inscrever no Prouni através do passo a passo que elaboramos!

Agora, sim, é hora de saber melhor como fazer sua faculdade de Medicina sem pagar mensalidade ou mesmo matrícula. Acompanhe todos os detalhes do conteúdo e veja quais são as opções disponíveis para você!

Onde fazer curso de Medicina sem gastar nada?

Uma faculdade de medicina pode ser uma boa, principalmente para quem quer fazer a diferença na sociedade e ainda conquistar sua realização profissional.

E existem muitos programas disponibilizados pelo Governo Federal, que oferecem a chance para você fazer um curso de Medicina gratuito.

Através deles, milhares de estudantes conseguem ter acesso a bolsas de estudos e financiamentos de até 100% do seu curso.

As opções mais populares entre os estudantes são o Financiamento Estudantil e também o Programa Universidade para Todos.

Programa Universidade Para Todos (ProUni)

O ProUni permite que jovens e adultos de baixa renda consigam ingressar em uma graduação em instituições particulares de graça.

Isso porque o programa oferece bolsas de estudos, que permitem o acesso à educação de qualidade, sem custos ou com descontos significativos nas mensalidades.

Ao se inscrever no programa, você poderá concorrer a bolsas com até 100% de desconto. Lembrando que as inscrições acontecem duas vezes por ano.

Nota de corte do cursos de Medicina pelo Prouni: Quem tem o desejo de conquistar suas vagas, precisa alcançar pontuação mínima a partir de 756,325.

Financiamento Estudantil (Fies)

Já o Fies funciona como um empréstimo de dinheiro, em que o governo paga todas as suas mensalidades durante o curso e ao final, o estudante precisa fazer a quitação.

Essa é a modalidade do fundo estudantil, onde você pode se inscrever e financiar até 100% do seu curso de Medicina. Além disso, é importante dizer que o programa de financiamento leva em consideração prazos, condições de juros e muito mais na hora do pagamento.

Fonte: Reprodução | Senado Federal

Para participar, é necessário se inscrever em um processo seletivo, além de atender aos critérios exigidos. Dependendo dos requisitos, principalmente, renda familiar, o estudante pode receber um financiamento de 100%.

Instituições que oferecem o curso de Medicina pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos é uma das oportunidades de ingresso do ensino superior mais populares entre os estudantes.

Dessa forma, muitos estudantes conseguem bolsas de estudo que cobrem parte ou todo o valor das mensalidades em faculdades particulares no país.

Mas a seguir, você pode conferir quais são as opções que disponibilizam o curso de Medicina para todos os interessados. 

Fonte: Reprodução | Google

PUC

A princípio, a PUC é uma das principais universidades particulares do Brasil, que oferece ensino de qualidade a todos os seus estudantes.

Além disso, também é válido dizer que ela é uma participante ProUni, onde disponibiliza bolsas de estudos para um de seus principais cursos, Medicina.

Nota de Corte: para você concorrer a uma vaga na faculdade de Medicina, precisa alcançar pontuação mínima de 747,66.

UNESA

A Universidade Estácio de Sá (UNESA) é uma instituição privada de ensino superior brasileira, com cursos de graduação, incluindo Medicina.

A instituição oferece a oportunidade de bolsas de estudos de até 100% na faculdade de medicina, por ser participante do Prouni.

Nota de corte UNESA: a pontuação pode variar bastante, dependendo da unidade e também da região em que você irá estudar. Para concorrer a vaga na universidade, é preciso alcançar pontuação média de 743,52.

UNIP

A Unip também oferece o curso de medicina, possibilitando a oportunidade de estudar sem gastar nada através do ProUni. Aqui, os estudantes contam com um ensino de qualidade e todo o suporte necessário para um curso desse porte.

Nota de corte da Unip: a pontuação dos estudantes pode variar, contudo, medicina é um dos cursos com maiores notas. Portanto, os interessados precisam alcançar a média de 741.56 pontos.

Estácio de Sá

A Estácio de Sá é uma das faculdades participantes do ProUni e também possui o curso de Medicina em sua grade. Com o programa, é possível conquistar uma bolsa de até 100% de desconto.

Nota de corte da Estácio de Sá: a pontuação para ingressar pelo ProUni nesta graduação é de 757,78 pontos.

Instituições que oferecem o curso de Medicina pelo Fies

Não podemos esquecer de mencionar o Financiamento Estudantil, conhecido como Fies. Há uma variedade de instituições parceiras do programa.

Além de oferecer a possibilidade de fazer um curso de Medicina sem gastar nada, você tem a chance de conquistar seu diploma e começar a ganhar dinheiro.

  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP);
  • Faculdade de Saúde Santo Agostinho (FASA);
  • Universidade Vila Velha (UVV);
  • Universidade Católica de Pernambuco (Unicap);
  • Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT);
  • Universidade Estácio de Sá;
  • Universidade Nove de Julho (Uninove);
  • Universidade Paulista (Unip);
  • Universidade Cidade de São Paulo (Unicid);
  • Universidade Anhembi Morumbi;
  • Universidade Anhanguera – Campo Grande (MS).

Nota de corte da faculdade de Medicina pelo Fies: a princípio, a nota mínima exigida para ingresso no curso de Medicina pelo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) é de 756,325 pontos.

Como se inscrever no curso de Medicina gratuito?

Caso esteja interessado em se inscrever no curso de Medicina gratuito, podemos ajudar você com um passo a passo elaborado por nós mesmo.

A princípio, vamos utilizar o processo do Fies como exemplo para mostrar todas as etapas do processo. Confira logo abaixo!

  • Acesse a página do Gov.br clicando aqui;
  • Em seguida, faça login com sua conta Gov.br (senha e CPF);
  • Após isso, você será redirecionado para o Portal Único de Acesso;
  • Então, clique na imagem “FIES”;
  • Quando as inscrições estiverem abertas, a opção vai estar disponível;
  • Então, você deve preencher os dados cadastrais;
  • O próximo passo é escolher o curso que deseja financiar, no seu caso, medicina;
  • Por fim, basta seguir as orientações.

Assim como o ProUni, o Fies também acontece duas vezes ao ano. Então, atenção para evitar o prazo de inscrição.