Como fazer o curso de Psicologia sem gastar nada

Saiba como fazer o curso de Psicologia sem gastar nada, através de programas de bolsas de estudo e financiamento!

Deseja fazer o curso de Psicologia sem gastar nada? Então, saiba que poderá contar com programas que podem te ajudar a financiar os seus estudos ou até mesmo te dar até 100% de bolsa de estudo, podendo ficar livre de pagar as mensalidades.

Mas antes disso, saiba que com o Prouni você poderá ter a chance de fazer a faculdade de Psicologia sem precisar pagar as mensalidades. Bom demais, não é mesmo?!

Neste conteúdo, você poderá saber como estudar de graça em uma unidade de ensino de qualidade e ser reconhecido no mercado de trabalho. Basta conferir o conteúdo até o final e aproveitar as dicas!

Onde fazer curso de Psicologia sem gastar nada?

A graduação em Psicologia pode ser encontrada em muitas universidades, no entanto, nem todos os estudantes podem pagar o valor das mensalidades.

Isso porque, as faculdades particulares oferecem mensalidades com preços elevados e se você acabou de concluir o ensino médio ou não tem um emprego, o processo pode se tornar um obstáculo, certo?

Fonte: Reprodução | Band

No entanto, existem também oportunidades que ajudam os estudantes a ter acesso ao ensino superior, seja através de um financiamento ou bolsas de estudo, como é o caso do Prouni e do FIES.

Abaixo, você poderá conferir como cada um dos programas funciona:

Programa Universidade Para Todos

O programa tem o objetivo de ampliar o acesso de estudantes de baixa renda ao ensino superior em instituições privadas.

A princípio, o ProUni oferece bolsas de estudo parciais ou integrais para diferentes cursos de graduação e em importante faculdades.

Para se candidatar ao programa, os estudantes precisam atender a critérios de renda familiar e ter obtido uma pontuação mínima da nota de corte, que para o curso de Psicologia chega a ser de 584,641.

Fonte: Reprodução | Sociedade Civil pela Educação

Financiamento Estudantil (Fies)

O Fies oferece financiamento para estudantes de baixa renda cursarem o ensino superior em instituições privadas, sem pagar mensalidade durante o curso.

Você pode se inscrever no programa e ter a chance de conseguir um financiamento parcial ou mesmo integral. Ao final da graduação, a Fies disponibiliza um tempo de carência para iniciar o pagamento do financiamento.

Lembrando que o programa possui algumas condições, como taxas de juros, prazo de pagamento e outros pontos.

Instituições que oferecem o curso de Psicologia pelo Prouni

Várias faculdades particulares e de renome no país oferecem essa graduação através do Programa Universidade para Todos.

Entre as opções, você poderá escolher qual melhor atende suas preferências em relação a flexibilidade do curso, qualidade do ensino e muito mais.

Anhanguera

A Anhanguera é uma das maiores instituições de ensino superior privadas do Brasil, com unidades em diversos estados do país. 

Além disso, é válido dizer que ela oferece uma variedade de cursos de graduação, incluindo Psicologia, por meio do Prouni.

Nota de corte: para você conseguir concorrer a uma vaga, precisa alcançar uma pontuação para a graduação de 641,1 pontos.

Uninassau

Conhecido em diversas regiões do Brasil, a instituição Uninassau também oferece essa graduação para aqueles que não têm condições de pagar.

A instituição disponibiliza bolsas de 50% aos seus estudantes e também opções de 100%, onde você não precisa pagar nem mesmo matrícula.

Nota de corte: a pontuação poderá variar entre unidades e regiões, contudo, a nota de corte da faculdade de Psicologia fica na média de 616.46.

Unip

Mais uma opção de faculdade particular para você fazer um curso de Psicologia sem gastar nada é através da Unip, também participante do ProUni.

Por meio da instituição, é possível ingressar em curso com ensino de qualidade e conquistar seu tão sonhado diploma. 

Nota de corte: para concorrer às vagas na universidade, o estudante precisa alcançar pelo menos 593,38 pontos.

PUC

Conhecida como uma das maiores universidades particulares do país, a PUC também disponibiliza vagas pelo Prouni.

A princípio, a PUC oferece ensino de qualidade e estrutura completa, por isso, é considerada uma das universidades com mensalidades com preços elevados. Porém, você consegue estudar na faculdade sem pagar nada.

Nota de corte: para isso, você precisa conquistar uma pontuação média de 545,57.

Instituições que oferecem o curso de Psicologia pelo Fies

Muitas instituições disponibilizam essa graduação por meio do financiamento estudantil, possibilitando o ingresso dos estudantes. 

A princípio, as opções de universidades que participam do Fies e possuem o curso de Psicologia são:

  • Universidade Cruzeiro do Sul;
  • Anhanguera;
  • Universidade Paulista – Unip;
  • Universidade Estácio;
  • Centro Universitário de Brasília;
  • Centro Universitário Faminas;
  • Pontifícia Universidade Católica (PUC.

Nota de corte no Fies: a nota mínima exigida para ingressar no programa Fies no curso de Psicologia é de 584,095 pontos.

Como se inscrever no curso de Psicologia gratuito?

Como visto acima, o FIES e o Prouni são duas opções disponíveis para que os interessados em fazer o curso de Psicologia sem gastar nada, possam financiar os estudos ou até mesmo ter a chance de garantir bolsas de estudo de até 100%.

Para te ajudar, elaboramos um passo a passo da inscrição do ProUni, que acontece através do Portal do Governo Federal. Confira a seguir o exemplo:

  • Acesse o site oficial do Prouni;
  • Na tela seguinte, faça login com sua conta gov.br (CPF e senha);
  • Em seguida, você deverá responder ao questionário;
  • Após isso, informe os dados dos familiares;
  • Então, para finalizar o processo, é preciso escolher o curso de graduação que deseja, como Direito; 
  • Depois do processo, envie e finalize a sua inscrição.

É importante salientar que as inscrições abrem duas vezes ao ano, ou seja, no início de cada semestre. Sendo assim, você tem a chance de garantir a sua bolsa de estudo duas vezes em um único ano. Boa sorte!

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… Por favor, aguarde.