Como se inscrever nos cursos gratuitos da Coursera

Já pensou em ter uma qualificação ministrada por uma universidade de renome em seu currículo? Pois saiba que isso é possível ao se inscrever nos cursos gratuitos da Coursera!

Na plataforma, os alunos têm acesso a cursos nas mais variadas áreas de conhecimento. As inscrições são totalmente gratuitas e você pode estudar de forma online, no conforto de casa.

Gostou da oportunidade? Então acompanhe a seguir o passo a passo de como se inscrever gratuitamente nos cursos oferecidos pela plataforma de educação profissional Coursera!

Quais os benefícios de ser aluno da Coursera?

A princípio, existem várias vantagens e benefícios de ser aluno da plataforma Coursera. Além de ser uma das mais completas do mundo (isso mesmo que você leu), as aulas são ministradas por profissionais de universidades renomadas.

Além disso, o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, logo, um curso profissionalizante pode ser uma solução interessante para você se destacar em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Dentre as vantagens, podemos destacar as seguintes:

  • Acesso a cursos de instituições de ensino renomadas;
  • Variedade de áreas;
  • Flexibilidade de horários;
  • Aprendizado contínuo;
  • Certificados verificáveis;
  • Cursos gratuitos e acessíveis;
  • Colaboração internacional;
  • Preparação para carreira;
  • Aprendizado interativo.

Para quem são esses cursos?

Atualmente, a plataforma está aberta para qualquer pessoa interessada, já que seu objetivo principal é garantir o acesso ao ensino profissionalizante a todos.

Por isso, qualquer pessoa pode se inscrever em um dos cursos gratuitos da Coursera, ministrados de forma online e gratuita.

No entanto, mesmo sendo uma plataforma livre para a matrículas, existem alguns cursos que estabelecem pré-requisitos.

Por exemplo, como a Coursera possui colaboração intencional, algumas qualificações exigem, pelo menos, domínio na língua do curso (inglês, por exemplo). Assim, será possível acompanhar todo o conteúdo trabalhado.

Além disso, as aulas são transmitidas em seu ambiente virtual, então, você precisa ter um computador ou dispositivo similar com acesso à internet.

Quanto tempo duram as aulas da Coursera?

Nesse aspecto, a duração dos cursos gratuitos da Coursera vai depender muito do assunto abordado durante as aulas. Atualmente, existem qualificações que abordam conteúdos mais complexos. Logo, podem ter uma duração maior.

Dessa maneira, verifique todas essas informações na descrição do curso de seu interesse, antes de confirmar sua inscrição!

Os cursos possuem certificado de conclusão?

Sim, os cursos da Coursera possuem certificação digital, emitida após a conclusão da qualificação. No entanto, para ter direito ao documento, é preciso cumprir com alguns requisitos.

Geralmente, esses requisitos incluem a aprovação em uma avaliação ao final do curso ou até mesmo a entrega de todas as atividades.

Passo a passo de como se inscrever nos cursos gratuitos da Coursera

A princípio, o processo de inscrição dos cursos gratuitos da Coursera são feitos de forma totalmente online, assim como o acompanhamento das aulas.

Desse modo, o aluno deve se cadastrar no site oficial para gerar um login e senha, para ter acesso a todos os cursos e benefícios.

Por isso, confira a seguir o passo a passo de como se inscrever nos cursos da Coursera:

  • Em primeiro lugar, acesse o site oficial da Coursera, clicando aqui;
Fonte: Coursera
  • Em seguida, clique na aba lateral esquerda, e busque pela opção “faça um curso gratuito“;
  • Agora, escolha o curso desejado. Você também pode filtrar a pesquisa no lado esquerdo, selecionando a área de interesse;
  • Então, clique na opção “cadastre-se gratuitamente“;
  • Agora, forneça seu nome completo, um e-mail válido e crie uma senha. Clique na opção “inscreva-se“;
Fonte: Coursera
  • Por fim, siga as orientações da página e finalize.

Pronto! Agora basta você começar a estudar o curso escolhido! Lembrando que ao concluir o curso, realizando a prova e demais atividades, você receberá um certificado de conclusão, que poderá ser baixado e impresso por você!