Como fazer o curso de Administração sem gastar nada

Confira como fazer o curso de Administração sem gastar nada, para ter a chance de obter um diploma e ser reconhecido no mercado de trabalho!

Deseja fazer o curso de Administração, mas não tem condições financeiras para pagar as mensalidades? Então, saiba que você pode conseguir fazer o curso sem gastar nada. Isso porque há programas que oferecem bolsas de estudo e financiamento para ajudar as pessoas a conseguir um diploma.

Mas antes de conferir mais informações sobre o curso, saiba que você poderá obter bolsas de estudos de até 100% através do Prouni.

A seguir, você poderá conferir as principais informações sobre as possibilidades que você tem disponível para ter a chance de fazer o curso de Administração sem precisar pagar nada. Para conferir, basta apenas continuar nos acompanhando!

Onde fazer curso de Administração sem gastar nada?

Fazer um curso de Administração pode ser um sonho para muitos, mas os custos envolvidos podem ser um obstáculo.

No entanto, existem alternativas viáveis que permitem estudar essa área sem gastar nada ou com despesas significativamente reduzidas. Duas dessas oportunidades são o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

A seguir, trouxemos as principais informações sobre cada uma dessas opções, pelas quais você poderá fazer o curso de Administração sem gasta nada. Confira:

Programa Universidade para Todos (Prouni)

O ProUni é uma opção para quem deseja estudar Administração sem gastar nada. Esse programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior. Para se candidatar ao ProUni, o estudante deve atender a critérios de renda familiar e desempenho acadêmico.

As bolsas integrais cobrem 100% das mensalidades, enquanto as bolsas parciais cobrem 50%. Os contemplados pelo ProUni têm a chance de estudar em instituições de qualidade, com toda a estrutura acadêmica necessária, sem se preocupar com os custos elevados.

Nota de corte do curso de Administração pelo Prouni:

Para se candidatar com sucesso ao ProUni e buscar uma vaga no curso de Administração, é necessário atingir ou superar a pontuação mínima de 539,394 pontos.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O FIES é uma iniciativa do governo brasileiro que visa facilitar o acesso ao ensino superior. Ele funciona como um financiamento estudantil com condições bastante atrativas. O programa oferece a possibilidade de adiar o pagamento das mensalidades do curso até depois da formatura, e as taxas de juros são relativamente baixas.

Para conseguir o FIES, o estudante precisa se inscrever no processo seletivo, atender aos requisitos de renda familiar estabelecidos pelo programa e escolher uma instituição de ensino superior que participe do FIES e ofereça o curso de Administração desejado. Vale ressaltar que, dependendo da renda familiar, o financiamento pode cobrir de 50% a 100% do valor da mensalidade.

Instituições que oferecem o curso de Administração pelo Prouni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) tem se destacado como uma das principais alternativas para aqueles que desejam cursar Administração, mas enfrentam dificuldades financeiras.

Por meio do programa, milhares de estudantes têm acesso a bolsas de estudo integrais e parciais em instituições de ensino superior privadas em todo o Brasil.

(Imagem: Reproduão/Web)

A seguir, destacaremos algumas das renomadas universidades que frequentemente participam do ProUni, oferecendo vagas no curso de Administração de maneira gratuita ou com valores de mensalidades mais baixos. Confira:

Anhanguera

A Universidade Anhanguera é uma das instituições de ensino superior privado mais reconhecidas do Brasil e frequentemente participa do ProUni, oferecendo oportunidades para que os estudantes possam fazer a faculdade de Administração sem gastar nada.

A mesma normalmente oferece tanto bolsas integrais (100%) quanto parciais (50%) pelo ProUni para o curso de Administração.

Nota de corte: 570.62 pontos para concorrer as vagas do curso no campus de Porto Alegre/RS

Unopar

A Unopar é conhecida por sua infraestrutura e corpo docente qualificado, permitindo que os alunos se preparem para o mercado de trabalho enquanto estudam Administração com o apoio do ProUni.

Nota de corte: Assim como em outras faculdades, na Unopar a nota de corte dos cursos também varia de acordo com vários fatores. Mas, em uma dos seus campus, a pontuação mínima é de 450.02 para concorrer as vagas do Prouni.

Estácio

A Estácio também é uma das instituições que oferece bolsas de estudo através do Prouni. A instituição regularmente participa do ProUni, permitindo que estudantes de todo o país tenham acesso à Administração por meio do programa.

Nota de corte: A nota de corte do curso de Administração pelo Prouni, na Estácio, varia de acordo com vários aspectos, inclusive, com o campus. No campus de Vitório-ES, por exemplo, a pontuação mínima é de 582,04.

Instituições que oferecem o curso de Administração pelo Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) pode ser uma ótima oportunidade para quem deseja fazer o curso de Administração sem gastar.

Atualmente, diversas universidades oferecem vagas para que as pessoas possam financiar o curso de Administração pelo Fies.

(Imagem: Reprodução/Web)

A seguir, estaremos listando as principais delas. Mas, lembre-se de que as vagas e cursos podem variar de acordo com a região e o semestre, então é importante verificar as informações mais recentes no site do FIES e nas páginas das instituições que você deseja considerar para sua graduação em Administração. Confira:

  • Universidade Estácio;
  • Centro Universitário Anhanguera;
  • Faculdade Pitágoras;
  • Universidade Cruzeiro do Sul;
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID);
  • Universidade de Franca (UNIFRAN);
  • Centro Universitário UNIBTA;
  • Centro Universitário UNA;
  • Universidade São Judas Tadeu (USJT);
  • Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nota de corte para Administração no Fies: A nota de corte para o curso de Administração no Fies costuma ter uma média em torno de 530,51 pontos. No entanto, é importante destacar que essa pontuação pode variar consideravelmente entre as edições do programa.

Como se inscrever no curso de Administração gratuito?

Se você está interessado em saber como se inscrever em um curso de Administração gratuito, saiba que elaboramos um passo a passo que pode te ajudar.

Vamos utilizar o Programa Universidade para Todos (ProUni) como um exemplo de como conseguir fazer a faculdade de Administração sem gastar. Acompanhe o passo a passo abaixo para saber como se inscrever no programa:

Passo a passo da inscrição Prouni
(Imagem: Reprodução/Web)
  • Ao acessar, você deverá responder ao questionário;
  • Após responder o questionário, o candidato irá precisar informar os dados dos familiares;
  • Para finalizar o processo, é preciso escolher o curso de graduação desejado, que neste caso é o de Administração. Lembrando que você pode escolher até duas opções de cursos das instituições que estão participando do Programa;
  • Com todos os seus dados informados, envie e finalize a sua inscrição;
  • Agora, basta apenas esperar pelo resultado. Boa sorte!

É importante salientar que as inscrições para o ProUni abrem duas vezes ao ano, geralmente em fevereiro e junho.

Shirlayne Thayse
Escrito por

Shirlayne Thayse

Carregando… Por favor, aguarde.