Como se inscrever nos cursos Senai

Quer se inscrever em um dos cursos gratuitos do SENAI? Então, confira aqui o passo a passo completo, além de outros detalhes sobre!

O SENAI é uma das melhores instituições de ensino do Brasil e tem núcleos espalhados por todo o país. O mesmo contribui para a formação de profissionais para trabalharem na indústria.

Além dos cursos presenciais e semi-presenciais, o SENAI oferecer a modalidade de cursos online. Através desses cursos, o aluno pode estudar em casa e adquirir mais conhecimento para manter o currículo atualizado, além de ter maiores chances de conquistar uma vaga de emprego.

Para receber vagas e cursos grátis, basta se cadastrar

Cadastre-se e receba diversos cursos gratuitos e vagas de empregos abertas no seu email.

A inscrição é feita de forma descomplicada, rápida e 100% gratuita. Continue o conteúdo e saiba como fazer sua inscrição em um dos cursos gratuitos do SENAI!

Cursos disponíveis pelo SENAI

O SENAI oferece cursos em 18 áreas da indústria. Estes cursos são feitos de forma totalmente online. Além disso, o material didático fica disponível no próprio site da instituição e pode ser acessado a qualquer momento pelo aluno.

Entre os cursos estão:

  • Técnicas de Montagem e Ajustes de Motores de Combustão Interna;
  • Privacidade e Proteção de Dados;
  • Desvendando Blockchain;
  • Metrologia;
  • Noções Básicas de Mecânica Automotiva;
  • Entre vários outros.

Os cursos tem várias cargas horárias que variam de 20 horas a 180 horas. O aluno tem um prazo de 21 dias para completar os cursos desde a data da inscrição.

No entanto, por ser online, o aluno pode adequar seu horário de estudo com a rotina e aprender em seu próprio ritmo.

Quanto aos materiais de estudo, a instituição disponibiliza diversos métodos que vão desde vídeo, animações, jogos, DVDs, Kit Aprendizagem e até material impresso.

Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos do SENAI?

Para fazer um curso gratuito do SENAI, o candidato deve preencher alguns requisitos. Para isso ele deve ficar atento às exigências de cada curso.

Alguns cursos exigem que o aluno tenha no mínimo de 14 anos para começar, enquanto outros exigem que a idade mínima seja de 16 anos.

O candidato para a vaga de estudo também deve ficar atento à escolaridade, pois há cursos que exigem que esteja cursando ou finalizado o ensino fundamental, enquanto outros exigem estar cursando ou finalizado o ensino médio.

Alguns cursos também exigem um mínimo de conhecimento em informática e internet.

Documentos necessários para a inscrição

Ao fazer a inscrição, o candidato precisará dos seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Conta de e-mail válida.

Como se inscrever nos cursos gratuitos do SENAI

Se inscrever no SENAI é simples e leva apenas alguns minutos. No entanto, é de suma importância que você tenha acesso à internet, pois o processo é feito de forma online.

A seguir, elaboramos um passo a passo utilizando o site oficial do SENAI São Paulo para que você tenha uma noção de como funciona o processo. Confira:

  • No menu lateral, clique em “Cursos”, em seguida em “Curso Gratuitos”;
  • Escolha o curso e realize sua inscrição preenchendo os dados necessários.

Após concluir a inscrição, você receberá um e-mail com mais orientações para criação de sua senha.

Caso não receba o e-mail, acesse esse site, preencha o primeiro campo com seu CPF, clique em “Não sou um robô” e, depois, em “Primeiro Acesso”.

  • Um link será enviado para seu e-mail para você criar sua senha, isso pode levar até 30 minutos;
  • Clique no link e a página para gerar a senha será aberta;
  • Após criar a senha, você será redirecionado à página de login do SENAI.

Após obter aproveitamento igual ou superior a 50%, o certificado ficará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Para baixar o PDF do documento, clique em “Certificado”.

Sergio Scarpa
Escrito por

Sergio Scarpa

Carregando… Por favor, aguarde.