Jovem Aprendiz Senac: você pode trabalhar e ganhar experiência

Sabemos que o mercado de trabalho nem sempre é fácil para as pessoas que não têm experiências. No entanto, o Jovem Aprendiz Senac pode ajudar com as vagas disponíveis que ele possui.

Com ele, é possível ganhar dinheiro e experiência. Quer saber como se inscrever? Então, saiba que elaboramos um passo a passo para te ajudar a ter a chance de garantir a sua vaga!

Vem descobrir como funciona o processo seletivo, quais as vagas disponíveis e mais informações sobre o assunto.

Conhecendo o Senac

O Senac é conhecido por ser uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do Brasil, onde possui milhares de unidades espalhadas pelo país.

Um dos seus principais objetivos é contribuir com o desenvolvimento econômico e educacional do país, oferecendo qualificações.

Além disso, as capacitações são disponibilizadas em diferentes áreas do mercado de trabalho, principalmente comércio de bens, turismo e serviços.

Devido ao seu propósito, muitos escolhem a instituição como uma maneira de aprimorar suas habilidades profissionais.

Fonte: Reprodução | Jovem Aprendiz Brasil

Talvez você não esteja ciente, mas o Senac oferece de preparar diversos indivíduos para ingressarem no mercado de trabalho: o programa Jovem Aprendiz Senac. 

Essa iniciativa disponibiliza vagas destinadas a adolescentes e jovens, com a oportunidade de dar o primeiro passo em suas carreiras profissionais.

Como funciona o Jovem Aprendiz Senac?

Inicialmente, é importante entender que, ao contrário de outras organizações, o Senac reserva vagas de aprendiz para empresas associadas à instituição educacional.

Contudo, saiba que essas oportunidades de primeiro emprego são divulgadas exclusivamente por diferentes empresas. 

Isso ocorre porque a inscrição das vagas não é realizada diretamente pelo Senac, mas sim pelas empresas contratantes. 

Dessa forma, é possível considerar que o Senac serve como uma porta de entrada para o mercado de trabalho sem experiência.

Vale ressaltar que o programa Jovem Aprendiz beneficia não apenas os jovens, mas também as empresas, com o seu crescimento. Por isso, o Senac disponibiliza um espaço para as empresas divulgarem suas oportunidades para aprendizes menores.

Nesse sentido, a empresa encarregada do recrutamento matricula o aprendiz no Senac, através dos cursos disponibilizados pelo programa

Por fim, é importante mencionar que o Jovem Aprendiz Senac se diferencia dos demais, pois a instituição não é 100% responsável pelos aprendizes.

Carga horária dos aprendizes

A carga horária dos aprendizes do Senac varia consideravelmente de acordo com as políticas adotadas pela empresa contratante.

Contudo, o processo está sujeito a regulamentações estabelecidas pela Lei da Aprendizagem. Por isso, atenção!

Inicialmente, os aprendizes devem dedicar de 4 a 6 horas diárias às suas responsabilidades profissionais.

Por fim, em caso de descumprimento dessas diretrizes, é fundamental que a empresa compreenda os possíveis riscos determinados pela legislação do aprendiz.

Fonte: Reprodução | Senac 2023

Vagas disponíveis pelo Jovem Aprendiz Senac

O Senac proporciona uma variedade de cursos profissionalizantes que se alinham às funções a serem assumidas pelos aprendizes nas empresas.

Dentre as oportunidades de vagas disponíveis, os aprendizes têm a possibilidade de se matricularem em cursos com diferentes áreas e especialidades.

Lembrando que o Senac possui o objetivo principal de preparar os profissionais para exercer da melhor maneira suas funções.

Portanto, os aprendizes poderão se matricular nas seguintes vagas:

  • Aprendizagem em Assistente Administrativo;
  • Aprendizagem em Serviços de Supermercado;
  • Aprendizagem em Atendente de Lanchonete;
  • Aprendizagem em Commis de Restaurante (profissional auxiliar do Garçom);
  • Aprendizagem em Vendas;
  • Aprendizagem em Atendimento em Postos de Combustíveis;
  • Aprendizagem em Atendimento em Farmácias.

Além disso, é importante dizer que os cursos possuem carga horária variadas, chegando a ficar na média de  1000 a 1080 horas. 

Salário do aprendiz do Senac

A princípio, o salário do aprendiz no Senac varia conforme o cargo e as horas trabalhadas.

Geralmente, ele é calculado com base no salário mínimo do ano, possibilitando ganhos a partir de  R$580,00 ou mesmo acima R$1.000,00.

Antes de iniciar seus trabalhos, verifique direitinho com a empresa o valor da remuneração.

Como se inscrever nas vagas do Jovem Aprendiz?

Para se candidatar às vagas do Jovem Aprendiz no Senac, é importante ficar de olho nas oportunidades divulgadas no site oficial da instituição.

Nesse espaço, as empresas compartilham suas vagas de emprego, permitindo que você se inscreva para participar do processo seletivo.

Se interessou e quer saber como se inscrever? Então, vem conferir o passo a passo completo da inscrição.