Jovem Aprendiz Itaú: como se inscrever no programa com vagas até para quem nunca trabalhou

Veja aqui as vagas disponíveis pelo Jovem Aprendiz Itaú e saiba como se inscrever para ter a chance de ser selecionado (a)!

Você é jovem e está em busca do primeiro emprego? Pois saiba que o programa Jovem Aprendiz Itaú pode ter várias vagas disponíveis para você!

Através do programa, você tem a chance de trabalhar e estudar ao mesmo tempo. E quer saber o melhor? As inscrições estão abertas e você pode se inscrever para concorrer as vagas ofertadas. Para te ajudar com isso, elaboramos um passo a passo sobre como realizar a inscrição no programa de aprendizagem.

Vagas disponíveis pelo Jovem Aprendiz Itaú (Imagem: Reprodução/Freepik)

Confira a seguir as principais informações sobre o Jovem Aprendiz do Itaú, benefícios oferecidos, regras e como se inscrever!

O que é o programa Jovem Aprendiz?

Em primeiro lugar, vale a pena lembrar que o programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa governamental brasileira, que visa proporcionar oportunidades de trabalho para jovens.

Ele foi criado com o intuito de oferecer capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho, possibilitando que jovens adquiram experiência e desenvolvam habilidades enquanto estudam. Ou seja, o objetivo principal do projeto é colocar os jovens no mercado de trabalho.

Atualmente, empresas de diversos setores participam do programa, abrindo vagas específicas para jovens aprendizes.

Essas vagas são direcionadas para funções que não exigem experiência prévia, permitindo que os jovens aprendam na prática e recebam treinamento enquanto desempenham as tarefas.

Além disso, é importante ressaltar que os jovens contratados têm a oportunidade de conciliar o trabalho com os estudos.

Afinal, o programa prevê que eles frequentem cursos de qualificação profissional, oferecidos gratuitamente, para complementar sua formação.

Dentre tantas empresas e órgãos que participam do programa, o Itaú é uma delas e hoje está com vagas abertas para o Jovem Aprendiz Itaú! Quer saber mais detalhes? Então continue a leitura deste artigo!

Como funciona o Jovem Aprendiz Itaú?

O Jovem Aprendiz é destinado a inserir jovens entre 16 e 21 anos no mercado de trabalho. E isso também se aplica às vagas desta modalidade no banco Itaú.

jovem aprendiz itaú
Fonte: Itaú

A princípio, o Jovem Aprendiz Itaú abre um processo seletivo, assim como é feito com qualquer outro tipo de contratação. A diferença aqui é o direcionamento das vagas.

O programa tem duração de até dois anos e conta com mais de 800 horas de capacitação teórica e prática. Dessa forma, os participantes têm a oportunidade de trabalhar em diversas áreas do banco, como atendimento ao cliente, operações, tecnologia da informação, entre outras.

Além do mais, eles também recebem treinamentos técnicos, comportamentais e funcionais, sem falar das avaliações periódicas e plano de desenvolvimento pessoal. Ou seja, pode ser uma boa oportunidade para quem busca crescimento profissional!

Atualmente, o banco disponibiliza diversas vagas espalhadas pelo Brasil. Mas para poder se candidatar, é necessário ter um dispositivo com acesso à internet, já que todo o processo é feito de forma online.

Geralmente, as inscrições do programa acontecem no início do primeiro e segundo semestres. Então, é importante ficar atento! 

Vantagens de ser aprendiz no Itaú

Uma das várias dúvidas com relação ao programa Jovem Aprendiz Itaú é sobre as vantagens. Por se tratar de um programa de inserção de jovens no mercado de trabalho, a principal vantagem é poder trabalhar sem ter experiência, além de aprender diversos tipos de atividades.

Além disso, o aprendiz poderá contar com:

  • Experiência profissional garantida;
  • Carteira de trabalho assinada;
  • Todos os direitos e benefícios previstos na CLT, entre outros.

Quanto ganha um jovem aprendiz?

Em relação ao salário, ele varia conforme a carga horária do aprendiz. Hoje, são previstas 6 horas diárias, mas é possível que esse período seja diferente.

Por isso, é importante esclarecer todas as dúvidas com a empresa antes de começar a trabalhar.

jovem aprendiz itaú
Fonte: Reprodução (Minilua)

No entanto, a Lei de Aprendizagem ainda prevê diversos benefícios para os jovens que participam do programa, como:

  • Vale-transporte;
  • Carga diária de, no máximo, seis horas de trabalho;
  • Curso de Capacitação;
  • Contribuição do FGTS;
  • Férias remuneradas, entre outros.

Vale lembrar ainda que alguns benefícios (plano de saúde e odontológico, vale-alimentação etc) podem ou não ser oferecidos pela empresa.

Ah, um detalhe legal é que, se após o período do programa, o Itaú gostar do seu trabalho, o banco pode até te efetivar com contrato CLT.

Regras para se inscrever no Jovem Aprendiz Itaú

Antes de mais nada, é importante dizer que, assim como qualquer programa do governo, ou contratação em empresas privadas, existem regras e requisitos a serem seguidos, e isso não muda com Jovem Aprendiz Itaú.

Segundo as informações publicadas na página oficial do banco, o jovem interessado em participar do processo seletivo deve atender aos seguintes requisitos:

  • Ter entre 16 e 21 anos de idade, tendo preferencialmente acima de 18 anos para trabalhar nas agências;
  • Ser proativo e ter capacidade de resolução de problemas;
  • Estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio. Caso o candidato esteja matriculado em curso Superior, será um diferencial.

No entanto, vale lembrar que existe uma prioridade para jovens em situação de vulnerabilidade social e que estudem na rede pública de ensino brasileira.

É importante lembrar ainda que pessoas com deficiência também podem se candidatar. Nesse caso, não há limite de idade para os candidatos.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Itaú?

Agora que já esclarecemos os principais pontos do programa Jovem Aprendiz Itaú, é hora de saber como efetuar a sua inscrição. Mas fica tranquilo, porque é bem simples. Confira a seguir o passo a passo:

  • Feito isso, você será redirecionado para uma nova página, onde terá as vagas disponíveis;
  • Selecione a de interesse;
  • Verifique as informações apresentadas;
  • Clique em “Candidatar-se”;
  • Será aberta uma nova janela, com as principais informações sobre a vaga em questão;
  • Selecione novamente a opção “Candidatar-se”;
  • Você será redirecionado para a página da gupy, onde deverá fazer login ou se cadastrar;
  • Informe todos os dados solicitados e realize a sua inscrição.

Na sequência, você deverá fazer os testes iniciais, que podem ser desclassificatórios. Então, muita atenção nesta etapa!

Depois, basta torcer e aguardar a equipe do Itaú entrar em contato com você, através do seu telefone ou e-mail fornecido na inscrição.

Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas e estudante de Jornalismo. Apaixonada por tecnologia, moda, beleza e cultura pop, há 2 anos fez da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

Carregando… Por favor, aguarde.