Jovem Aprendiz Riachuelo: Você pode trabalhar e receber ao mesmo tempo

Imagine ter o seu primeiro emprego e já ter direito a uma série de benefícios? Com o Jovem Aprendiz Riachuelo você pode ganhar experiência, ter seu dinheirinho e ainda ter acesso a benefícios trabalhistas.

Mas para isso, é importante se candidatar a uma das diversas vagas disponíveis. E nada melhor que ver um passo a passo ensinando a como se candidatar né?! Então, confira todos os detalhes!

Ah, e tem mais! Você ainda pode conciliar o trabalho com os estudos. Ficou interessado? Então acompanhe este artigo para saber mais detalhes sobre o programa de aprendizagem da Riachuelo!

Sobre a Riachuelo

Antes de mais nada, a Riachuelo é uma rede de lojas de departamento brasileira. pertencente ao Grupo Guararapes Confecções.

Hoje, ela é a terceira maior rede de lojas de departamento no Brasil, perdendo apenas para as varejistas C&A e Lojas Renner.

Ela foi fundada em 1947, em Natal, Rio Grande do Norte, por Nevaldo Rocha, como uma pequena loja de roupas e acessórios.

Porém, ela se expandiu para outras cidades do país e, em 1979, foi comprada pelo Grupo Guararapes, que é o maior grupo de confecção de roupas da América Latina.

Atualmente, a rede está presente em diversas cidades, gerando empregos para muitas pessoas. Agora, ela traz também o programa Jovem Aprendiz Riachuelo para colocar jovens no mercado de trabalho.

Como funciona o Jovem Aprendiz Riachuelo?

A princípio, o Jovem Aprendiz Riachuelo faz parte da Lei da Aprendizagem, criada pelo Governo Federal. O objetivo do programa é inserir no mercado jovens entre 14 e 24 anos, que nunca trabalharam antes.

jovem aprendiz riachuelo
Fonte: Freepik

Mas diferente das contratações tradicionais, as empresas que aderem ao programa devem fielmente seguir essa Lei da Aprendizagem.

Em primeiro lugar, o aprendiz na Riachuelo só poderá trabalhar seis horas por dia, sempre tendo as suas atividades orientadas e supervisionadas por outro funcionário da loja, que não seja aprendiz.

Vale ressaltar que a loja, além de garantir essa primeira experiência de emprego, também oferece diversos benefícios aos aprendizes, focados em seu desenvolvimento profissional.

Os candidatos passam por um processo seletivo composto de algumas etapas e, caso aprovados, são contratados como Jovem Aprendiz Riachuelo por um período determinado.

O que faz um aprendiz na Riachuelo?

Sendo Jovem Aprendiz, o candidato vai aprender as atividades básicas de uma empresa. Além do ensino, o jovem será supervisionado por um colaborar mais experiente.

jovem aprendiz riachuelo
Fonte: Exame

“Parágrafo único. O trabalho do menor não poderá ser realizado em locais prejudiciais à sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social e em horários e locais que não permitam a freqüência à escola.” (NR)

Fonte: planalto.gov.br

Confira a seguir quais as atividades básicas na Riachuelo:

  • Organizar o estoque, conforme o solicitado pelo colaborador;
  • Atender os clientes de forma empática;
  • Repor peças no estoque, seguindo as instruções da empresa;
  • Auxiliar no caixa;
  • Organizar e repor as peças da loja;
  • Atender telefone, entre outras.

Quanto ganha um Jovem Aprendiz?

A princípio, o salário de um Jovem Aprendiz é calculado conforme as horas trabalhadas. Mas não se preocupe, mesmo sendo uma carga horária reduzida, o valor pago é justo!

Como já mencionamos, a Riachuelo segue a Lei da Aprendizagem, logo, todos os colaboradores contratados pelo Programa possuem os mesmos direitos e deveres.

“§ 2o Ao menor aprendiz, salvo condição mais favorável, será garantido o salário mínimo hora.” (AC)

Fonte: L10097/2000

Além disso, são oferecidos também benefícios amparados pelo governo, assim como os demais colaboradores recebem. Como, por exemplo:

  • Auxílio-refeição;
  • Férias remuneradas, no mesmo período das férias da escola;
  • 13º Salário;
  • Contrato de 24 meses, ou seja, dois anos;
  • FGTS;
  • Vale-transporte.

Regras para se inscrever no Jovem Aprendiz da Riachuelo

Assim como em qualquer outro tipo de contratação, o programa Jovem Aprendiz Riachuelo também possui regras e requisitos que os candidatos precisam cumprir. Dentre elas, podemos citar:

  • Não possuir registro de trabalho na carteira profissional;
  • Ter idade entre 14 a 24 anos;
  • Ter disponibilidade para trabalhar no horário designado;
  • Como estudante, você deve ter um ótimo histórico de frequência e notas;
  • Se candidatar às vagas do programa.

Vale ressaltar ainda que a duração de um contrato de aprendiz é de, no máximo, 2 anos. Ou seja, 24 meses, segundo L10097/2000.

Como se inscrever no Jovem Aprendiz Riachuelo?

Agora que você já conhece os principais pontos sobre o programa Jovem Aprendiz Riachuelo, é hora de enviar sua candidatura para as vagas, né?!

Para isso, nós temos um passo a passo completo, que te ensina direitinho como enviar sua candidatura. Ao se inscrever, você estará concorrendo a uma das vagas disponíveis. Não perca essa chance!