Conheça o Jovem Aprendiz Petrobras e saiba como se inscrever
Quer saber como funciona o Jovem Aprendiz Petrobras? Então, confira salário, vagas e processo de inscrição!
Atualmente, muitas empresas têm oferecido oportunidades de emprego para quem nunca trabalhou, com salários atrativos e benefícios exclusivos. É o caso das vagas do Jovem Aprendiz da Petrobras!
A empresa abre inscrições para diversas unidades, com oportunidade de trabalhar entre 4h a 6h por dia e ainda possibilita a flexibilidade de estudar e trabalhar, sem prejudicar sua rotina.
Ficou interessado (a) em saber como se inscrever no programa de primeiro emprego? A seguir, confira como funciona o Jovem Aprendiz da Petrobras, benefícios disponíveis e um passo a passo completo sobre como se inscrever!
Jovem Aprendiz da Petrobras
O Programa Jovem Aprendiz da Petrobras (PPJA) é uma iniciativa voltada para a inclusão social de jovens, oferecendo qualificação profissional e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.
Por meio deste programa, a Petrobras investe no desenvolvimento de novos talentos, preparando-os para futuras oportunidades na indústria.
A inscrição no PPJA ocorre por meio de um processo seletivo, no qual os candidatos passam por etapas de avaliação para garantir que estejam alinhados com os requisitos e valores da empresa.
Além da formação teórica, os jovens aprendizes têm a chance de aplicar seus conhecimentos em práticas supervisionadas, adquirindo experiência e habilidades essenciais para suas carreiras.
Vagas disponíveis pelo Jovem Aprendiz Petrobras
A princípio, as vagas são disponibilizadas conforme a liberação do edital e necessidade de cada unidade da empresa. Geralmente, são disponibilizadas vagas em duas modalidades de aprendizagem: profissional e técnico profissionalizante.
A primeira modalidade é a aprendizagem profissional, que se concentra em desenvolver habilidades práticas e teóricas para o mercado de trabalho.
A segunda modalidade é a aprendizagem profissional de nível técnico, que oferece uma formação mais aprofundada.
Quais são os benefícios oferecidos aos aprendizes da Petrobras?
Uma das grandes vantagens de ser um aprendiz, é que é possível conciliar os estudos com o trabalho, além de ter a chance de ganhar experiências na área.
Mas, além disso tudo, os aprendizes da Petrobras também têm direito a uma série de benefícios, como:
- Salário-mínimo integral;
- Curso profissionalizante;
- Vale-transporte;
- 13º salário;
- Férias;
- Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
- Assistência previdenciária da PETROBRAS – PETROS (opcional);
- Benefício de Saúde – Gympass (opcional).
Atenção! O vale-transporte deverá corresponder ao necessário para o percurso residência-Escola do SENAI-residência.
Qual é o salário do jovem aprendiz na Petrobras?
O salário do jovem aprendiz na Petrobras é de R$ 946,00, que corresponde a um valor mensal. Esse pagamento está em conformidade com a legislação brasileira, que estabelece que o salário dos aprendizes deve ser proporcional ao salário-mínimo do ano base.
Cursos para os aprendizes da Petrobras
Ao ser selecionado para uma das vagas disponíveis, os aprendizes poderão realizar cursos profissionalizantes, conforme alinhado com a empresa. A princípio, os cursos são ofertados em parceria com o Senai e outras instituições.
Entre os cursos, estão as seguintes opções:
- Aprendizagem profissional de operador de processos;
- Industriais de manufatura;
- Técnico em eletrotécnica;
- Aprendizagem profissional operador de suporte;
- Técnico em tecnologia da informação;
- Aprendizagem profissional de eletricista industrial;
- Aprendizagem profissional em instrumentação;
- Aprendizagem profissional assistente de gerenciamento
- de obras.
Jornada de trabalho do aprendiz na Petrobras
A jornada de aprendizagem terá uma carga horária de 4 (quatro) horas por dia, de segunda a sexta-feira. Isso significa que, ao final de cada semana, você terá acumulado um total de 20 (vinte) horas dedicadas ao seu desenvolvimento. Lembrando que o formato possibilitará um equilíbrio na rotina do aprendiz.
Regras para se inscrever no programa
A inscrição no programa de jovem aprendiz da Petrobras pode ser uma boa oportunidade para jovens que desejam ingressar no mercado de trabalho e desenvolver suas habilidades profissionais.
No entanto, para participar, é fundamental atender a alguns critérios estabelecidos pela empresa e pela legislação. Confira abaixo:
- Ter, no ato da admissão, entre 14 anos e 22 anos e três meses para os cursos de aprendizagem básica e 16 anos e 22 anos e nove meses para o curso de técnico;
- A idade máxima prevista não se aplica aos candidatos(as) com deficiência;
- Comprovar matrícula e frequência à escola, caso não tenha concluído o Ensino Médio.
Além disso, os(as) candidatos(as) com idade inferior a 18 anos deverão contar com a assistência do responsável legal para celebração do contrato de aprendizagem na admissão junto à empresa.
Como se inscrever no Jovem Aprendiz da Petrobras?
Diferente das outras empresas, o processo de inserção da Petrobras acontece por meio de um processo seletivo. Em determinada data, o site libera o edital, com informações detalhadas das vagas.
Para acompanhar, é necessário acessar o site da empresa na área de Jovem Aprendiz. Quando estiver disponível, o edital vai aparecer no site, então, basta seguir todas as orientações contidas no documento.